quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Na tela da TV, no meio desse POVO ...

 As vezes esse negócio de ficar discutindo sobre religião, futebol e política me cansa, do mesmo modo que já estou cansada de discutir sobre preconceito, homofobia e racismo, mas como sempre fui uma pessoa questionadora não consigo estar diante de certos acontecimentos e não expressar a minha opinião, meu senso crítico é bem rebelde.
Pois bem, gostaria de usar esse espaço para dar a minha humilde opinião sobre a nova “ globeleza “ Nayara Justino, e não quero debater por aqui temas sobre a mídia do nosso país, por achar que a TV não manipula as pessoas se estas tiverem algo chamado PERSONALIDADE.
Talvez eu esteja começando uma terceira guerra mundial, pelo simples fato de não concordar com a opinião da maioria, mas estou nem ai, também não concordo com muitas coisas que ouço por ai e nem por isso saio gritando por ai feito maritaca inconformada.
Eu gostaria sinceramente de saber qual é o critério utilizado pela população mundial, mais especificamente a brasileira para designar que alguém é feio ou bonito, não quero ser hipócrita em dizer que não tenho os meus critérios, tenho sim, todos temos, mas o que não consigo entender é essa dificuldade que as pessoas têm de aceitar as opiniões alheias, as diferenças, respeitar, sobretudo o próximo.
O que é belo para mim, pode não ser para você e vice-versa, ponto. O que me deixou triste nestes últimos dias foi a falta de respeito com uma mulher, que além de todos os sapos que tem que engolir diariamente, por todos os fatores sociológicos que a circunda por ser negra, tem ainda que lidar com as brincadeiras maliciosas feitas por pessoas que simplesmente não acham ela “ bonitinha”, peraí!! Essa semana mesmo vi circular nas redes sociais uma brincadeira, de muito mau gosto, diga-se de passagem,  onde fazem comparações esdrúxulas da moça, com outro ator Leandro Firmino (que fez o papel de “Zé pequeno” em um determinado filme) colocando os dois é pé de igualdade no quesito feiúra, dizendo de forma explicitas que os mesmos se pareciam por serem feios, dá pra acreditar?  
A globeleza 2014, a meu ver representa sim as mulheres negras brasileiras, de traços marcantes, nariz achatado, pele escura, bumbum mais avantajado e seio pequenos, afinal todos sabemos que a maioria das brasileiras tem esse biótipo. Mas o que se vê é a predominância por um conceito de beleza que nos torna mulheres ainda mais reféns de produtos de beleza, academias, dietas e malhação, quase que obrigatório, pois devemos ter o cabelo liso, o bumbum grande, a barriga sequinha, o nariz afilado, os seios turbinados, ah! e saber sambar também, afinal somos brasileiras.O que me deixa contente é que a Nayara, foi escolhida por voto popular, ou seja, as pessoas se viram representadas por ela, me fazendo crer que não penso de forma isolada.
Só queria propor ( com toda a minha ousadia ) ao criador do quadro “globeleza” que nas próximas edições fossem valorizados o samba no pé, o sorriso gracioso, a simpatia das belas mulheres que irão desfilar pelo horário nobre da TV brasileira e não suas curvas totalmente despidas, sem desmerecer, é claro, o trabalho do César Rocha- Design de Pintura, mas  que tal colocá-las vestidas? ... Já ouço vozes “ Ops ai não né Íris, você quer acabar com o carnaval? “. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário