segunda-feira, 19 de agosto de 2013

* A Lágrima Não é Só De Quem Chora *

No mês em que a Lei Maria da Penha completa seu 7º ano de existência ainda presenciamos vários casos de violência contra as mulheres no Brasil.
O que chama atenção é a forma passional como essas violências acontecem, são crimes que têm como autores pessoas pelas quais as vítimas depositam todo o seu amor e confiança. É importante percebermos que existem sinais simples que expressam em nossos companheiros a predisposição para a violência e um dos sinais mais graves é o machismo, pois ao meu ver dentro de todo machista existe um ser obsessivo, desrespeitoso e agressivo. A forma como o machista toma posse da mulher quando a julga ser de sua propriedade já o torna perigoso e nós mulheres precisamos perceber alguns destes comportamentos.
Quando amamos o outro esperamos a reciprocidade de tal afeto e não a submissão, a falta de respeito, que é o acontece na maioria dos relacionamentos tornando as relações cada vez mais agressivas e violentas.

A Lei Maria da Penha teve e tem um papel fundamental durante esses 7 anos, pois ela cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres, além de prevenir, punir e erradicar a violência contra a Mulher.  Mas, mesmo com todos os avanços desta lei não consigo comemorar o seu aniversário, pois entendo que o foco não está em remediar e sim prevenir, precisamos tanto da sociedade quanto do poder público entender que a educação não sexista precisa ser absorvida por nós e colocada em prática na educação dos nossos meninos e meninas  tornando-os homens menos machistas e mulheres mais independentes, autônomas, donas das suas próprias vidas. 
Por fim lamento a morte da funcionária da UFS Danielle Santos, mais uma entre as inúmeras mulheres que morrem todos os dias vítimas de homens que não aprenderam e nunca aprenderão o significado do verdadeiro amor.

Íris Fabianna 

Nenhum comentário:

Postar um comentário